sábado, 13 de agosto de 2011

Primeira aula: Paper Folding ("dobraduras")

Além de, sem dúvida, muito divertido, o trabalho com as comumente conhecidas como "dobraduras" em papel pode se mostrar uma interessante maneira de estabelecer o primeiro contato com o estudo da forma. Foi o que mostrou a primeira aula deste semestre.

Após uma fundamental introdução feita pelos monitores da disciplina, em que com apenas uma exposição e comentários certeiros sobre algumas maquetes do laboratório de modelos, foi possível relativizar e até mesmo dissolver vários equívocos comuns sobre a confecção, os objetivos e a finalidade de uma maquete.

Foram frisados fatores como a escala e os diferentes propósitos a que uma maquete pode servir. Ficou bem claro que a relação do objeto representado com dimensões universalmente reconhecíveis (como o corpo humano, ou a vegetação) é determinante na leitura de uma maquete. No que diz respeito ao propósito, destacar certos elementos ou, pelo contrário, atenuar outros, através do uso diversificado de materiais, ou através dos limites de interatividade do observador com a maquete (como a possibilidade de montar/desmontá-la durante a exposição), permite variar sua finalidade. Podendo existir maquetes de experimentação, essas em geral de caráter não definitivo, podendo gerar outras durante o processo, maquetes estruturais, maquetes para exposição, dentre outras.

Feito isso, já com um olhar diferente sobre o processo, começamos a experimentar dois tipos de dobradura em papel sulfite. Durante a execução foi possível perceber que tal material, aparentemente tão simples, pode adquirir tensão, se sustentar em diferentes posições e ganhar funções variadas. Pondo em prática os conceitos de escala explanados no primeiro momento da aula, uma das dobraduras, próxima a um dos menores calungas do ateliê, ganhou proporções de uma edificação, enquanto quase instantaneamente foi possível enxergar na outra, uma arrojada cobertura:


Assim concluo convencido de que o estudo da forma pode envolver materiais e técnicas, ao primeiro olhar,  bastante simples, no entanto muito úteis para compreensão de conceitos relativos à confecção de maquetes.


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