segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Estudo de luz

Nada mais apropriado do que estimular a percepção do comportamento da luz em aspirantes a arquitetos. Portanto, exercitando o conceito da maquete como instrumento de estudo, nesta aula foram trabalhados experimentos envolvendo o jogo de luz e sombra. 

Para aguçar a criatividade foram apresentados alguns exemplos de arquitetos consagrados como Le Corbusier e de outros mestres em composição através da manipulação principalmente da iluminação natural, como Tadao Ando.

Partindo para a prática, foram reforçados os conceitos de escala e introduzidos elementos mais, digamos, engenhosos, no que diz respeito a interpretação visual. 

Os experimentos deveriam ser realizados trabalhando o interior de uma pequena caixa de papelão (uma caixa de sapato), e registrados através de uma lente convergente (como a de um olho mágico) para conferir "profundidade" às imagens.



O primeiro experimento trabalha o direcionamento da iluminação externa por meio de aberturas profundas, conseguidas pelo encaixe de partes de caixa de fósforo em uma tira de papelão vazada. O que, mantenham-se as devidas proporções, exercita o mesmo conceito das janelas da catedral de Notre Dame du Haut Ronchamp de Le Corbusier.



Através de anteparos translúcidos, foi possível também simular algumas tonalidades que a própria luz do sol, dependendo da hora do dia, pode adquirir.


Utilizando o flash da câmera, foi possível também simular situações de diferença extrema de iluminação entre o interior e o exterior de um ambiente.


Ficou claro que uma quantidade de luz incidente pode poluir a composição se combinada com superfícies reflexivas em excesso. No entanto a mesma quantidade de luz pode também gerar incríveis efeitos de espelhamento quando há contraste entre reflexão e opacidade numa proporção adequada.


Por último, uma das mais interessantes lições extraídas do exercício, quanto mais sutil a abertura, mais intenso  parece se tornar um feixe de luz a penetrar em um ambiente. As faces interiores recobertas de material escuro potencializam o efeito, conferindo ao feixe mais, por assim dizer, solidez do que possui a própria "parede" em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário